Conheça os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU!

No começo do milênio a Organização das Nações Unidas estabeleceu 8 objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM) que tinham como meta reduzir a pobreza e a desigualdade no mundo até 2015. Todos os Estados membros se comprometeram com esses objetivos, e de fato muitas coisas melhoraram em vários deles, principalmente os dados de mortalidade infantil e acesso à água potável, mostrando que a metodologia era benéfica. Porém, nem todos os objetivos foram completos e, por isso, eles foram revistos e atualizados.

Compromisso com a sustentabilidade até 2030

Entre 25 e 27 de setembro de 2015 mais de 150 líderes mundiais se reuniram na sede da ONU para rever os objetivos de desenvolvimento do milênio e traçar as novas metas para os próximos 15 anos. Assim surgiram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que precisam ser implementados e cobrados pela população de todos os países que se propuseram a isso. Metas como “redução da pobreza” e “igualdade de gênero” foram mantidas e adaptadas, enquanto outras como “trabalho decente e crescimento econômico” foram adicionadas. Além disso, foram adicionadas mais metas específicas que envolvem sustentabilidade na medida em que foram percebidos diversos problemas novos.

No site da ONU você encontra uma descrição completa de cada um deles.

Como nós colaboramos com os objetivos de desenvolvimento sustentável?

Em um relatório de 2018 produzido pelo grupo de trabalho da sociedade civil para a agenda de 2030 foi relatado que o Brasil está longe te atingir as metas estabelecidas pela ONU. Os dados, junto com todas as notícias de 2019 envolvendo liberação de agrotóxicos e queimadas na Amazônia, nos mostram que o país está em um caminho preocupante, e por isso precisamos de medidas públicas e instituições que levem a sério o desenvolvimento sustentável.

Aqui na Favo os nossos valores e o propósito da empresa colaboram com 4 ODS, entre elas: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” e “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Quem já nos conhece sabe que levamos a sério a nossa missão de fomentar a agricultura urbana para acabar com a fome no mundo, por isso falamos sempre sobre a importância da produção local, orgânica e em pequena escala nos centros urbanos.

Se você quer saber mais sobre esse propósito conheça o nosso site oficial e a nossa solução para irrigação. Para conhecer mais iniciativas sustentáveis fique de olho nas nossas redes sociais e nos próximos conteúdos aqui do blog!

Posted in Agricultura Urbana and tagged , , , , , , , .