O que plantar em casa? Escolha os melhores cultivos para a sua horta!

o que plantar em casa?

Depois de encontrar o local ideal (se você ainda não encontrou corre aqui no nosso artigo para saber como), uma das maiores dúvidas na hora de começar a cultivar é “o que plantar em casa?”. Escolher os cultivares certos é muito importante, porém pode ser um processo complexo, para facilitar reunimos 4 dicas essenciais para quem está começando ou querendo começar a sua horta: 

1. Pense no seu objetivo

O que você quer colher na sua horta?

A primeira pergunta que você deve se fazer é “por que eu quero ter uma horta?”,  pode parecer que a resposta é óbvia, pois plantar em casa traz diversos benefícios para a saúde, mas na verdade cada um tem os seus motivos, e é muito importante definir o seu objetivo final. Por exemplo: você pode querer plantar para ter sempre hortaliças frescas na sua salada, ou pode preferir fazer chás medicinais, enquanto outras pessoas podem querer reduzir os gastos no mercado. Claro que você não precisa ter apenas um objetivo, mas definindo o principal, pensando nos seus gostos e hábitos alimentares, fica mais fácil pensar no que será plantado, além disso você também terá mais motivação e força de vontade para se dedicar a esse projeto, afinal é difícil começar e se empenhar em um projeto de longo prazo sem ter um propósito definido. 

2. Analise a região e época de plantio

Depois de definir o seu objetivo é preciso estudar as condições climáticas da sua região na época do plantio. O Brasil é um país muito grande e diverso, com climas e vegetações diferentes do norte ao sul e do leste ao oeste, por isso não podemos indicar espécies para plantar sem saber onde você mora e em que estação você vai começar a sua horta.

o que plantar em casa?

Como estamos em abril e somos de Curitiba Separamos um mapa do site “Vamos comer melhor” que dá exemplos do que cultivar no outono na região sul, lá no site você encontra outros mapas de cultivo com todas as regiões e todas as estações do ano que vão te auxiliar nessa escolha!

3. Estude sobre plantas companheiras

Agora que você já tem em mente o seu objetivo, e o que pode ser plantado na época e região em que a sua horta está, é preciso prestar atenção também em quais espécies podem ser plantados juntos. Sabemos que para a agricultura urbana é importante aproveitar todo o espaço disponível, porém é preciso tomar cuidado para não cultivar duas espécies que são concorrentes de nutrientes no mesmo espaço, e assim acabar perdendo as duas.

Talvez você já tenha ouvido falar no termo “plantas companheiras”, ele é utilizado para se referir às plantas que convivem bem, e ás vezes até se ajudam, quando são plantadas no mesmo local. Separamos um gráfico do site Como Fazer Horta que dá alguns exemplos que podem te ajudar a definir o que será plantado:

o que plantar

4. Pense no seu nível de experiência

o que plantar

Temperos são ótimos para quem está começando!

É interessante também levar em consideração o seu nível de experiência com agricultura urbana. Já falamos aqui no blog sobre 4 temperos fáceis que podem ser boas opções para quem está começando, mas acreditamos que isso não precisa ser um fator impeditivo. Está tudo bem começar por um cultivo mais complexo que tenha mais a ver com o seu objetivo, mas é importante saber que isso pode exigir mais esforço, estudo e cuidado, para que você não se fruste durante o processo.

O mais importante de tudo é escolher cultivos que façam sentido dentro dos seus objetivos e que possam crescer no lugar que você tem disponível para plantar! Você quer encontrar mais informações sobre como plantar em casa? Acesse a Quarentena Verde e descubra um espaço com conteúdos gratuitos que vão te ajudar nesse período.

Posted in Dicas de Cultivo and tagged , , , , .