Irrigação automatizada: tudo que você precisa saber sobre essa tecnologia

irrigação automatizado

O que é irrigação automatizada?

Hoje em dia já estamos acostumados a utilizar a tecnologia para nos auxiliar em tarefas como pagar contas, organizar viagens, nos locomover pela cidade, nos informar, e consumir entretenimento. Tudo isso facilita a rotina e nos permite ter muito mais tempo, conforto e comodidade. Então, por que não usar a tecnologia para facilitar também o cultivo indoor? 

A irrigação automatizada surgiu como uma forma de dar mais liberdade e autonomia para os cultivadores: com ela você não vai mais se preocupar em realizar cuidados constantes que interferem nas suas atividades: a irrigação e a fertirrigação não precisam mais ser feitas manualmente!

Por que investir nessa tecnologia?

Com a irrigação automatizada você pode programar os horários, a quantidade de água, a frequência e a duração das regas, além de ter facilidade para preparar a solução com fertilizante. Com esse investimento você terá mais controle sobre o resultado final do seu cultivo, porque a irrigação automatizada minimiza os riscos de perder as plantas por falta ou excesso de água.

Além disso, com o modelo de gotejamento é possível economizar nas contas do fim do mês, e claro você também vai ter o benefício de diminuir o tempo diário da sua jornada de cultivo, ou seja: terá mais tempo para aproveitar com a sua família ou amigos, viajar, trabalhar e realizar todas as atividades do dia a dia sem se sentir preso às necessidades das suas plantas.

Qual é o tipo ideal para o meu cultivo?

Agora que você já percebeu que a irrigação automatizada traz vários benefícios para o cultivo indoor, é importante conhecer alguns dos principais tipos de sistema que existem, para escolher aquele que melhor se encaixa no seu cultivo:

Irrigação por aspersão

O sistema de irrigação por aspersão não é o ideal para o cultivo indoor, pois serve para áreas mais amplas como campos, gramados e lavouras. As suas maiores vantagens são: distribuir a água com uniformidade, facilitar o uso de fertilizantes e reduzir a mão de obra. Um sistema desses precisa de reservatório, canos, bombas de recalque, aspersões e um timer para controlar os horários.

Irrigação por microaspersão

Já, a microaspersão funciona de forma localizada utilizando micro aspersões autocompensados ou regulares e filtros de disco ou tela. É ideal para algumas culturas de frutíferas e hortaliças e indicado para quem está cultivando ao ar livre em canteiros, jardineiras ou jardins pequenos, ou para quem pretende cultivar em estufas.

Irrigação por gotejamento

Estaca de gotejamento do nossos sistema de irrigação automatizada Workerbee.

O gotejamento é um método de irrigação localizada indicado para o cultivo indoor, porque com ele você consegue controlar com precisão a quantidade de água que será utilizada em cada rega. As suas maiores vantagens são a economia de nutrientes e fertilizantes por causa da proximidade da aplicação, redução do desperdício de água e a uniformidade da distribuição de água que pode ser controlada com os gotejadores.

Pensando em facilitar o seu trabalho nós desenvolvemos um sistema de irrigação automatizada! O Workerbe é um controlador que automatiza a irrigação das suas plantas e monitora o seu ambiente de cultivo. Através do nosso aplicativo, você consegue agendar os horários de irrigação e acompanhar os dados do seu local de cultivo de qualquer lugar do mundo. Os sensores dele capturam dados referentes à luminosidade, umidade do ar e temperatura relativa. Assim, você tem todas as informações do seu grow na palma da sua mão!

O nosso objetivo é facilitar o seu dia a dia e possibilitar que as suas plantas cresçam saudáveis. Com o Workerbee o seu único trabalho será encher o reservatório a cada duas ou três semanas, ou seja: pode ficar tranquilo que mesmo com uma rotina corrida será possível cultivar em casa.

Posted in Plantas and tagged , , , , , .