Horta de temperos: 4 motivos para começar a sua em casa

capa-06-08

Ter uma horta de temperos orgânicos em casa é o sonho de muitas pessoas, porém de acordo com a pesquisa Hábitos Alimentares do Brasileiro – preferências, dietas e tendências de consumo realizada em 2018, 72,6% dos consumidores ainda utilizam temperos industrializados enquanto apenas 27% consomem apenas os naturais. 

Sabemos que é muito comum recorrer aos industrializados por causa da praticidade e da correria do dia a dia, porém essa praticidade acaba custando caro, então se você já tem interesse, mas precisa ainda daquele empurrãozinho para começar a sua horta de temperos orgânicos em casa nós trouxemos hoje 4 motivos para começar: 

1. Saúde 

Os temperos comprados prontos em supermercados são alimentos ultraprocessados que possuem conservantes, sal e outros aditivos. A longo prazo eles representam uma grande ameaça à saúde aumentando o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e câncer. Por isso, o uso contínuo desses temperos deve ser evitado, e se você puder abolir eles do seu cardápio completamente seu corpo com certeza agradecerá! 

2. Sabor e nutrientes

Todo mundo que já experimentou cozinhar com temperos frescos sabe que é muito difícil voltar a usar os prontos e artificiais depois. Isso acontece porque as ervas frescas possuem sabor e aroma intensificados que deixam seus pratos muito mais gostosos, e permitem uma maior variedade de combinações. Além disso, todas as ervas e temperos possuem nutrientes, vitaminas e propriedades antioxidantes que fazem muito bem para a saúde! No nosso catálogo de plantas nós listamos os benefícios de algumas delas. 

3. Praticidade

Você já sonhou em começar uma horta, mas não possui materiais, espaço ou o conhecimento necessário? A horta de temperos é a solução ideal para começar a sua jornada na agricultura urbana, pois não exige tantos cuidados e pode ser instalada em praticamente qualquer lugar da sua casa que receba 4hrs de luz solar direta. Temperos são mais fáceis de cuidar do que hortaliças, por exemplo, então se você sonha em virar um grande cultivador (e nós sabemos que você consegue!) que tal começar a desenvolver esse hobby com temperos, para depois plantar outros cultivos? 

4. Economia 

Por último, não poderíamos deixar de falar de uma parte muito importante da vida de todo mundo: o dinheiro. Sabemos que muitas pessoas escolhem temperos prontos por causa da economia no mercado, afinal um maço de manjericão orgânico fresco custa em média R$4,99 no supermercado e a longo prazo acaba sendo um investimento alto nas suas compras. Por isso, começar uma horta de temperos é uma saída econômica: com algumas mudas de manjericão por exemplo, você pode ter esse tempero por mais de x anos em casa podendo utilizá-lo todos os dias na cozinha, sem se preocupar com a sua falta ou mesmo com o desperdício. 

Agora que você já conhece todos os benefícios, o que você está esperando para começar? Baixe o nosso e-book gratuito onde ensinamos 7 passos que vão desde a etapa de planejamento até o consumo!

Posted in Plantas and tagged , , , , , , , .