5 ferramentas de jardinagem essenciais para a sua horta

Na hora de comprar as ferramentas de jardinagem para começar a sua horta é normal ficar confuso com tantas opções oferecidas pelo mercado, por isso criamos um guia prático com as as 5 ferramentas de jardinagem que você precisa para começar a cultivar em casa hoje. 

É importante ressaltar que a ideia não é criar regras e sim mostrar as funcionalidades de cada, para que, se você não tiver acesso a eles, possa encontrar formas alternativas de substituí-las. Confira a nossa seleção:

1. Ancinho

ancinho

O ancinho (ou rastelo) serve para preparar o solo nivelando o canteiro e retirando grandes torrões deixando para deixar ele mais uniforme, além disso também é bom para remover ervas daninhas e recolher folhas secas. Ele pode ser utilizado tanto na hora de começar a sua horta quanto no manejo das plantas quando elas já estiverem grandes, e o ideal para vasos, jardineiras e canteiros é aquele que tem entre 3 e 5 dentes. 

  • Por que é importante? Nivelar o canteiro deixando a terra apropriada para o plantio. 
  • Por que investir? É fácil de encontrar em lojas, possui um preço acessível e serve para diversas atividades. 

2. Pá

pá

É essencial ter uma boa pá em casa para te auxiliar em diversas etapas do plantio, entre elas: preparar a terra, adubar e transplantar mudas. Como já é uma ferramenta bem conhecida, não tem muito segredo na hora da compra, você só precisa notar qual é o tamanho ideal de acordo com a profundidade e largura do seu vaso ou canteiro. 

  • Por que é importante? Para mexer na terra de forma adequada.  
  • Por que investir? Possui diversos modelos de tamanhos e materiais diferentes. 

3. Tesoura

ferramentas

A tesoura é usada para realizar uma atividade muito importante para o crescimento saudável dos seus cultivos: a poda. Na hora da compra é importante entender qual é o modelo certo para o tipo de planta que você tem: os dois principais são o bypass, indicado para cortar galhos verdes (boa para frutíferas, plantas ornamentais e flores), e a bigorna para galhos secos. Há também variações nos tamanhos das lâminas e das hastes: o tesourão serve para galhos com espessura entre 20 e 50 mm, a de cabo extensível é boa para plantas de altura média e alta, a de cabo longo para plantas entre 2 e 5 metros e a elétrica é boa para grandes plantações. 

  • Por que é importante? Para não danificar as suas plantas na hora da poda. 
  • Por que investir? É um utensílio versátil e durável (mas é importante guardar e limpar de forma correta para não enferrujar). 

4. Pulverizador

ferramentas-jardinagem

O pulverizador facilita a aplicação de produtos em áreas de difícil alcance. Com ele você pode aplicar a quantidade correta de defensivos contra pragas e doenças (como o extrato de cavalinha que já ensinamos a receita aqui).

  • Por que é importante? Para aplicar produtos em todas as áreas da planta, aumentando a eficiência da sua horta.
  • Por que investir? Esse utensílio vai evitar que você desperdice produtos, ou seja ele pode te auxiliar na redução de gastos na sua horta.  

5. Regador ou sistema de irrigação

ferramentas de jardinagem

A rega é uma das atividades mais importantes da horta, a sua frequência está diretamente ligada à saúde e ao desenvolvimento dos cultivos. Por isso, o ideal é ter materiais que te auxiliem nesse momento, o regador é o mais clássico e não tem muito segredo: é só escolher o tamanho ideal para a quantidade de plantas que você está cultivando. Mas, você sabia que existem sistemas que automatizam a irrigação? Sim, hoje já é possível manter uma horta linda e saudável sem precisar parar na correria do dia a dia. 

Com o Easy Garden, a nossa horta inteligente com rega automatizada e monitoramento do ambiente de cultivo através do celular, você nunca mais vai deixar uma planta morrer por falta ou excesso de água, e além disso pode se focar em outras atividades do cultivo. 

  • Por que é importante? Para manter a saúde das suas plantas.
  • Por que investir em um sistema de irrigação? Ter mais autonomia no seu cultivo, evitar desperdício de água e poder ficar longe de casa por um período longo de tempo. 

Agora que você já sabe quais ferramentas de jardinagem são essenciais, o que você está esperando para começar a sua hortinha? Conheça mais sobre o Easy Garden e nos siga no Instagram para acompanhar todas as novidades e mandar as suas dúvidas sobre o produto e sobre cultivo. Ficaremos muito felizes de te ajudar nessa jornada! 

Posted in Dicas de Cultivo and tagged , , , , , .