Catálogo de plantas: como plantar Moranga?

Moranga

Cucurbita maxima Duch.

Descrição Os frutos da moranga são ricos em vitamina A e carboidratos. É uma cultura que se adapta a vários tipos de solo, sendo a condução da lavoura semelhante à de abóbora. Assim como as abóboras, pode ser plantada em local definitivo (2 a 3 sementes por cova), ou por transplante de mudas semeadas em bandejas ou copinhos. Deve-se tomar o cuidado para não danificar as raízes no momento do transplante. Os frutos possuem polpa e casca alaranjadas e seus gomos são destacados.

Época e regiões para plantio São mais tolerantes que as abóboras em relação a temperaturas mais baixas e menos tolerante ao excesso de chuvas. É uma planta de clima quente, mas tolera temperaturas amenas (entre 15° a 25°C). São geralmente plantadas durante a primavera verão.

Recomendações de aproveitamento As formas de preparo são semelhantes às da abóbora. Doces e purês são muito apreciados. Alguns pratos regionais são preparados com a moranga inteira, como camarão na moranga ou carne seca na moranga.

Época mais recomendada para plantio

Sul Set – Dez
Sudeste Set – Dez
Nordeste Mar – Jun
Centro-Oeste Set – Dez
Norte
Início da colheita (dias após plantio) 120 a 150 dias

Para saber mais sobre como plantar moranga confira a nossa referência:

Embrapa

Você não tem tempo para cuidar das suas plantas? Conheça a nossa solução para automatizar a irrigação!

Com o Workerbee o seu cultivo nunca mais será o mesmo

Com o Workerbee você consegue agendar os horários de irrigação e acompanhar os dados do seu local de cultivo de qualquer lugar do mundo através do nosso aplicativo. Além da rega automática, ele possui sensores que capturam dados referentes à luminosidade, umidade do ar e temperatura relativa, assim você tem muito mais controle sobre o seu ambiente indoor. Que tal conhecer essa nova forma de cultivar?

Posted in Catálogo de plantas, Dicas de Cultivo and tagged , .