Catálogo de plantas: como plantar Gengibre?

Gengibre

Zingiber officinale Roscoe

Descrição O gengibre é uma planta que pode chegar a 1,20 metro de altura. Os rizomas, que são caules localizados embaixo da terra, são utilizados tanto para o consumo humano quanto para o plantio. São ricos em vitamina A, B, B2, B5, C, potássio, sódio. A planta cresce entre 90 e 120 centímetros e suas folhas são em forma de lança. Prefere solos arenosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve-se fazer a amontoa, ou seja, cobrir com terra a área onde estão desenvolvendo os rizomas, para que eles não fiquem expostos ao sol.

Época e regiões para plantio Os rizomas se desenvolvem melhor em climas tropicais e subtropicais. A planta é sensível à geada, e temperaturas abaixo de 13°C podem paralisar seu crescimento.

Recomendações de aproveitamento Com o gengibre, podem ser preparados condimentos, refrigerantes, licores, cervejas e conservas. Com o óleo, preparam-se cosméticos. É utilizado como condimento de pratos chineses e japoneses, picles e para o preparo do quentão (bebida alcoólica com gengibre levada ao fogo).

Época mais recomendada para plantio

Sul Ago – Dez
Sudeste Ago – Dez
Nordeste Ano todo
Centro-Oeste Ago – Dez
Norte
Início da colheita (dias após plantio) 240 a 300 dias

Para saber mais sobre como plantar gengibre confira a nossa referência:

Embrapa

Você não tem tempo para cuidar das suas plantas? Conheça a nossa solução para automatizar a irrigação!

Com o Workerbee o seu cultivo nunca mais será o mesmo

Com o Workerbee você consegue agendar os horários de irrigação e acompanhar os dados do seu local de cultivo de qualquer lugar do mundo através do nosso aplicativo. Além da rega automática, ele possui sensores que capturam dados referentes à luminosidade, umidade do ar e temperatura relativa, assim você tem muito mais controle sobre o seu ambiente indoor. Que tal conhecer essa nova forma de cultivar?

Posted in Catálogo de plantas, Dicas de Cultivo and tagged , .